Manutenção de Micro Computador

Manutenção

HomeArquitetura Periféricos Montagem Configuração Manutenção Defeitos do PC

Precauções - Antes de abrir seu computador, é necessário que voce descarregue a eletricidade estática residente em seu corpo, para isso voce deverá usar uma pulseira antiestática. Desconecte os cabos de força da fonte e do monitor na parte traseira do gabinete e desconecte os periféricos (mouse, monitor, teclado, impressora, etc...) reserve uma mesa ou local com mais ou menos um metro de comprimento e 50cm de largura, não deixe parafusos, e nenhum tipo de metal (pregos, parafusos), em cima da mesa, pois poderá queimar suas placas. Use pincel com cerda de seda e aspirador de pó para retirar a poeira e borracha branca escolar para limpar os barramentos. A manutenção preventiva dos equipamentos (hardware) de informática em geral, podem evitar sérias dores de cabeça.  Indistintamente, todos os equipamentos devem passar periodicamente por uma manutenção preventiva. Na verdade, esta manutenção começa pelo próprio usuário. Procedimentos que podem preservar o equipamento, podem ser orientados pelo técnico.

CUIDADOS PRELIMINARES DO USUÁRIO

- Ligar o computador numa tomada aterrada (Tomada de 3 pinos);
- Usar sempre estabilizador ou no-break de boa qualidade de no mínimo 1 KVA;
- Não fumar próximo ao equipamento;
- Não se alimentar próximo ao equipamento;
- Não expor o equipamento à poeira: Evitando sua localização próximo a janela. E não varrendo o ambiente com vassoura de piaçava;
- Não expor o equipamento a altas temperaturas. É comum verificar computadores atingidos pelo Sol;
- Retirar completamente, todas as capas do computador quando for usá-lo;
- Recolocar as capas, após desligar o equipamento;


- Desligar sempre o filtro de linha, o estabilizador e desligar da rede elétrica.
Onde fazer - Espaço, higiene, organização e material adequado, são os principais itens para se realizar uma boa manutenção preventiva. Deve-se dispor de no mínimo 1 m2 de área livre. Porque a CPU será praticamente desmontada e vários componentes, materiais de limpeza e ferramentas ficarão sobre a bancada.

MATERIAL NECESSÁRIO

- Álcool isopropílico (este álcool é indicado porque não tem água);
- Chaves de fenda philips, convencional e caixa;
- Alicates;
- Dois ou três pincéis com cerda de seda;
- Aspirador de pó;
- Líquido para limpeza de gabinetes de informática;
- Borracha escolar (Branca);
- Pano alvejado (Tipo de saco);

Manutenção externa (hardware) - Externamente pode-se utilizar: pano alvejado, líquido para limpeza de gabinetes, pincel e aspirador de pó. Inicialmente, passa-se o pincel nas frestas, nas entradas dos drives e na grade do ventilador da fonte. Em seguida, aplica-se o aspirador. Umedecendo uma parte do pano com líquido apropriado para limpeza de gabinetes, passa-se circularmente e sem força sobre os gabinetes. O monitor merece cuidado especial, porque não se pode deixar que o líquido do pano penetre pelas frestas de ventilação. Isso o danificaria, por atingir seus circuitos. O teclado pode ser limpo, sem a necessidade de sua abertura, virando com as teclas para baixo e passando o pincel entre suas teclas, a poeira, farelos e cinzas que possam existir, serão retirados. Para retirar a sujeira das teclas e dos contornos do teclado, será necessária a aplicação do pincel umedecido com o álcool isopropílico, alternadamente com um pano e um pincel secos.
Manutenção interna (hardware) - Após abrir o gabinete, aspira-sea placa-mãe e todos os lugares onde possam residir poeira. Contudo, deve-se ter muito cuidado com a placa-mãe, assim como todos os circuitos presentes no gabinete por serem muito delicados. A ponta da mangueira do aspirador pode danificar os circuitos ou qualquer outro componente. A placa-mãe por exemplo, além de todos esses cuidados, merece uma atenção extra, em função de seu jumpeamento, que pode ser sugado pelo aspirador, caso a aproximação seja muito grande. Para limpar seus circuitos, pode-se utilizar um pincel seco. Para limpar as interfaces de barramentos ( pentes de memória, placa de vídeo offboard, placa de faxmodem, placa de rede offboard), usamos uma borracha escolar branca, passa-se a borracha nos barramentos como se estivesse apagando um nome num papel, em seguida, retira-se a borra dos barramentos com um pano seco. Com o tempo de uso de 6 a 8 meses tende-se a acumular poeira no cooler e a pasta térmica no processador se torna sólida causando o superaquecimento deste. Para limpar o processador retire primeiro o cooler (use um pincel para retirar toda a poeira) o dissipador (use um pincel para limpar entre os espaços e um pano seco para retirar a pasta térmica), e por últimoo processador (use um pano seco para retirar a pasta térmica) *cuidado, não toque nos contatos (colçhões de pinos do processador*, feita toda a limpesa coloque um pouco de pasta térmica no processador e coloque-o no seu devido lugar junto com o cooler e o dissipador. Procure limpar o HD, o CD, o DVD e o FLOPPY DISK, com um pincel, sem desconectar os cabos de força e FLAT, só o faça se estiver com mal contato.
Manutenção interna (software) - Utilizar periodicamente (aconselhável e pelo menos uma (1) vez por mês) os aplicativos SCANDISK E DEFRAG. essas ferramentas fazem parte do pacote Windows (Iniciar; Programas; Acessórios; Ferramentas do Sistema) e ter um antivírus para rodarmos sempre que necessário. Principalmente nos acessos a Internet. Obs. Evite abrir E-Mail sem procedência.O SCANDISK é utilizado para detectar e corrigir erros físicos (Bad Cluster) na mídia e corrigir a tabela de alocação de arquivos.O DEFRAG para desfragmentar a mídia ou seja reorganizar os arquivos. Erros Físicos - qualquer componente ou dispositivo que apresente problema Ex. Placa de Vídeo. Placa Faxmodem Placa de Rede... Erros Lógicos - são provenientes de uma má instalação de algum dispositivo ou seja que não tenha sido instalado usando seu driver correspondente. Driver é o programa que ensina ao sistema operacional como trabalhar com aquele dispositivo. Obs. A remoção do dispositivo, quando usado pela opção excluir sem utilizar o desinstalador ou uinstaller do programa acarretara erro, pois o mesmo foi excluído fisicamente, porem a instalação tógica permanece gravado no registro do Windows.

Impressoras - Os papéis liberam uma espécie de farelo de suas bordas. Ou pequenos pedaços da "furacão" dos formulários contínuos, dentro da impressora. O que torna necessária manutenções de rotina. Para facilitar o acesso para limpeza, retira-se bandejas, fita de impressão, cartuchos, os formulários de impressão e as demais partes, passíveis de serem retiradas sem maiores dificuldades. Com o auxílio do pincel e do aspirador, pode-se retirar a maior parte da sujeira interna. As impressoras matriciais, possuem um ferro cromado, onde desloca-se o carro de impressão. Limpa-se este ferro com pano umedecido com álcool Isopropílico. Suas agulhas são limpas com jato de ar. Já as impressoras DeskJet, possuem um pequeno recipiente, à esquerda dos suportes de repouso dos cartuchos, que devem ser limpos, é ali que é depositado o excesso de tinta liberada pelos cartuchos. As impressoras laser, não permitem muito acesso à seus mecanismos, mas necessitam do mesmo nível de cuidados das outras.
visitas